Breve Histórico do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Pará (PPGF-UFPA).
Em 1986 foi criado na UFPA o primeiro Curso de Mestrado em Física da Região Amazônica (que constitui mais de 50% do território brasileiro). Este curso esteve em funcionamento no período de outubro de 1986 a fevereiro de 2003. Neste período foram defendidas 24 (vinte e quatro) Dissertações de Mestrado.
A primeira Dissertação de Mestrado em Física em toda a Região Amazônica foi defendida na UFPA em 1995.
O Programa de Pós-Graduação em Física da UFPA (PPGF-UFPA) foi iniciado em março de 2003, somente com o Curso de Mestrado em Física, com nota 3 na Capes. Na avaliação do triênio 2007-2009, o Curso de Mestrado em Física do PPGF-UFPA foi promovido para a nota 4 na Capes.
Em março de 2010, foi iniciado no PPGF-UFPA, com nota 4 na Capes, o primeiro curso de Doutorado em Física de toda a Região Amazônica. A primeira turma do Curso de Doutorado em Física do PPGF-UFPA teve início em março de 2010.
Na avaliação do quadriênio 2013-2016, a CAPES atribuiu nota 5 ao PPGF-UFPA, com seus os Cursos de Mestrado e Doutorado.
Atualmente, o Programa de Pós-Graduação em Física da UFPA (PPGF-UFPA) oferece os seguintes cursos de pós-graduação stricto sensu:
(i) Mestrado em Física
(ii) Doutorado em Física.
A grande maioria dos egressos do Curso de Mestrado do PPGF-UFPA ingressou em programas de doutoramento, sendo que grande parte destes obteve emprego como professores em instituições de ensino superior e médio da Amazônia (UFPA, UFRA, UFOPA, UNIFESSPA, IFPA, UEPA, SEDUC, etc.) ou trabalha em empresas privadas.
O PPGF-UFPA tem assim dado significativa contribuição para a qualificação dos quadros das instituições de ensino da Amazônia.
No ano de 2013 foi defendida a primeira Tese do Doutorado no PPGF-UFPA. Deve ser ressaltado que esta foi a primeira Tese de Doutorado em Física defendida em toda a Região Amazônica.
É digna de destaque a presença de discentes e egressos do PPGF-UFPA no corpo docente das principais instituições públicas de ensino distribuídas por todo o Estado do Pará (além da capital Belém, cidades como Abaetetuba, Ananindeua, Altamira, Cametá, Capanema, Castanhal, Marabá, Santarém e Tucuruí).