Universidade Federal do Para
 
Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2017

Utilidades

Modelo para Dissertação


Breve Histórico do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Pará (PPGF-UFPA).

Em 1986 foi criado na UFPA o primeiro Curso de Mestrado em Física da Região Amazônica (que constitui mais de 50% do território brasileiro). Este curso esteve em funcionamento no período de outubro de 1986 a fevereiro de 2003. Neste período foram defendidas 24 (vinte e quatro) Dissertações de Mestrado.

A primeira Dissertação de Mestrado em Física em toda a Região Amazônica foi defendida na UFPA em 1995.

O Programa de Pós-Graduação em Física da UFPA (PPGF-UFPA) foi iniciado em março de 2003, somente com o Curso de Mestrado em Física, com nota 3 na Capes. Na avaliação do triênio 2007-2009, o Curso de Mestrado em Física do PPGF-UFPA foi promovido para a nota 4 na Capes.

Em março de 2010, foi iniciado no PPGF-UFPA, com nota 4 na Capes, o primeiro curso de Doutorado em Física de toda a Região Amazônica. A primeira turma do Curso de Doutorado em Física do PPGF-UFPA teve início em março de 2010.

Na avaliação do triênio 2010-2012 o PPGF-UFPA, agora com os Cursos de Mestrado e Doutorado, recebeu nota 4 na Capes.

Atualmente, o Programa de Pós-Graduação em Física da UFPA (PPGF-UFPA) oferece os seguintes cursos de pós-graduação stricto sensu:

(i) Mestrado em Física

(ii) Doutorado em Física.

A grande maioria dos egressos do Curso de Mestrado do PPGF-UFPA ingressou em programas de doutoramento, sendo que grande parte destes obteve emprego como professores em instituições de ensino superior e médio da Amazônia (UFPA, UFRA, UFOPA, UNIFESSPA, IFPA, UEPA, SEDUC, etc.) ou trabalha em empresas privadas.

O PPGF-UFPA tem assim dado significativa contribuição para a qualificação dos quadros das instituições de ensino da Amazônia.

No ano de 2013 foi defendida a primeira Tese do Doutorado no PPGF-UFPA. Deve ser ressaltado que esta foi a primeira Tese de Doutorado em Física defendida em toda a Região Amazônica.

É digna de destaque a presença de discentes e egressos do PPGF-UFPA no corpo docente das principais instituições públicas de ensino distribuídas por todo o Estado do Pará (além da capital Belém, cidades como Abaetetuba, Ananindeua, Altamira, Cametá, Capanema, Castanhal, Marabá, Santarém e Tucuruí).

 

Tradução

Pesquisar

Banners

PPGF - Av. Augusto Correa, n° 01, Campus Básico do Guamá - Belém - Pará, CEP: 66075-110
Tel/FAX : (91) 3201-7430. E-mail: spgf.ccen@ufpa.br